ANSIEDADE


A ansiedade é você não estar presente no presente. Você está neste momento aqui pensando no que vai acontecer: como será? O que é que eu vou fazer em seguida? Então, não estou inteiro fazendo o que estou fazendo, o meu reloginho interno tá mais rápido do que o relógio do tempo.

Nós somos o tempo, e, quando nós percebemos isto, você aprecia  cada instante, porque o dia/momento seguinte vai estar lá e, quando chegar,  você vai estar lá completamente presente.


Nesse momento de ansiedade nós podemos fazer uma técnica meditativa bem simples, que é a respiração consciente. Começa a perceber a ansiedade em seu corpo, a respiração fica ofegante e a musculatura tensa? Eu posso trabalhar nisto.

Se eu disser “pare de ficar ansiosa”, “pare de ficar ansiosa”... vou ficar mais ansiosa. Mas, ao observar a ansiedade em mim, eu me pergunto: como está minha respiração? Vou procurar fazer esta respiração mais longa, audível para mim e observar meus batimentos cardíacos. Aí eu me questiono por que, de onde vem a ansiedade, qual é a minha expectativa? Vou respirando suavemente até perceber meu corpo relaxando.

E nem toda ansiedade é ruim. Algo novo e bom vai acontecer, e inclusive nos dá mais movimento quando percebemos a parte positiva da ansiedade. Como é bom ansiarmos em nos tornar seres melhores, alcançar um objetivo, realizar novos projetos, se encontrar com pessoas que desejamos.

A ansiedade não pode tomar conta de você. Eu reconheço a minha ansiedade e vou usá-la de forma que seja benéfica para minha saúde e para as pessoas a minha volta.

E, sim, algumas vezes alcançamos um nível de ansiedade que precisamos de auxílio para encontrar a parte positiva do momento que estamos vivenciando. Nas terapias conseguimos diagnosticar e ressignificar os níveis de ansiedade de todas as idades.

Boa semana.

Eliana Portilho
Terapêuta Holística
(64) 98418-0476

Gostei
Gostei Amei Haha Uau Triste Bravo
1