Vamos falar de PHOTOSHOP ?


Esses dias numa conversa com alunos do Cesut que fui convidado para contar sobre a carreira de fotógrafo, me fizeram a pergunta clássica: qual photoshop você usa?
Devolvi ao aluno: "Perguntar qual Photoshop eu uso é o mesmo que eu te perguntar: "Qual Coca-Cola você bebe?"
Coca-Cola é um refrigerante sabor cola assim como Photoshop é o nome do programa, do produto original, e não de uma categoria que é: Editor de imagens.

The-Interface

Hoje o meu post debut vai ser sobre ele: o famoso e confundido Photoshop, aliás, Adobe Photoshop. Comecei a fuçar nesse "milagroso" programa quando eu tinha 12 anos, na época em 2005, aumentando e diminuindo nariz, olhos, boca, mexendo, fuçando, colorizando foto preto e branco por pura curiosidade, liberdade e interesse nesse poder que estava se abrindo diante de mim e nas infinitas possibilidades de efeitos que eu poderia criar, modificar, editar, tratar, aumentar, diminuir...
 
A evolução do programa(A Evolução do Photoshop)

De lá pra cá tanto o software quanto minha expertise em utilizar o programa ao meu favor evoluíram, na época em que fui introduzido ao Adobe Photoshop a versão era a 7.0, hoje o programa está em sua nona versão posterior, a CC.
É claro que existem outros editores de imagens bons e eficientes também, mas o que preciso ressaltar é que Photoshop só existe um, e é esse que eu tenho certo domínio e bagagem.
 
A barra de ferramentas ao longo das versões do Photoshop (4)(Barra de ferramentas ao longo das versões do Photoshop.)

Isso me serviu de base para mais tarde eu profissionalizar minha carreira de fotógrafo. Tirar uma foto é retratar algo real, ainda que podemos criar uma ilusão da realidade, de acordo com a iluminação, enquadramento, composição, tons, formatos, a edição é o toque mágico, é o tempero, é a cereja do bolo, na minha opinião.
Aqui estão algumas das minhas fotografias que demonstram o poder que se tem quando se sabe usar o Photoshop ao seu favor. Gostaria de ressaltar que não é o fogão e nem a panela que faz uma comida ficar boa e gostosa; o mesmo acontece com o resultado final de uma fotografia, não é a câmera nem o Photoshop que é o responsável: é o profissional que o utiliza e como o utiliza.
Sempre busco no Photoshop dar um grau maior no clima da foto, definir melhor o estilo e expandir minha visão no que quero da foto, como acentuar melhor os tons e cores, às vezes corrigir um ângulo ou enquadramento, ampliar, corrigir, modificar ou reduzir algum elemento, melhorar o aspecto de uma pele, cabelo, maquiagem, porém sem tirar pintas e/ou modificar características físicas que são naturais da pessoa, porém raramente faço montagens de troca de cenário ou algo radical que vá interfirir em reconhecer a cliente/modelo fotografado.

IMG_6574 copyIMG_6574
IMG_1751 (2)IMG_1751
IMG_5842IMG_5842- cópia3
IMG_4217IMG_4232
IMG_4162-2
O que vocês acham do Photoshop? Gostaram do antes e depois?

Gostei
Gostei Amei Haha Uau Triste Bravo